Viver no mundo open source não quer dizer ficar sem suas aplicações prediletas. Estes 18 programas farão sua vida Linux mais fácil.
Para muitos usuários, a estréia no mundo Linux é surpreendentemente fácil. Versões mais recentes e extremamente amigáveis do sistema operacional de código livre, como o Fedora e o Ubuntu, repletos de menus e ferramentas automáticas tornaram a migração do ambiente Windows para um sistema Linux um processo relativamente simples.
Mas muitos usuários desistem de permanecer no Linux quando se deparam com a necessidade de realizar alguma tarefa e não encontram a ferramenta adequada para isso. A saída? Voltar para o Windows. Mas isso não precisa continuar a ser desse jeito.
O ambiente open source oferece aplicações equivalentes às que estão disponíveis na plataforma Windows – algumas vezes até melhores do que estas. Algumas destas aplicações têm versões Windows e Mac, o que permite àqueles que optam pelo dual-boot utilizar a mesma aplicação independentemente do sistema operacional que estiver ativo.
Para tornar as coisas mais simples, você encontrará abaixo o link para download desses aplicativos sempre que isso for possível. De qualquer forma, a maioria das aplicações aqui listadas vem pré-instalada nas distribuições mais populares do Linux ou então podem ser obtidas por meio de softwares de instalação online como o YUM do Fedora ou o Synaptic, programa de gerenciamento do Ubuntu.
De qualquer forma, é bom saber que instalar novos softwares por meio do programa de gerenciamento de aplicativos que é utilizado pela distribuição do Linux que se tem é geralmente mais aconselhado do que fazer isso manualmente...Veja a reportagem completa
Fonte: http://pcworld.uol.com.br/dicas/2008/04/18/substitutos-em-linux-para-seus-aplicativos-windows-favoritos/