A Ubuntu Linux revelou na terça-feira (03/06) o sistema operacional modificado Ubuntu Linux Remix, que rodará em laptops de baixo custo e ultraportáteis.
A Ubuntu não oferecerá a versão Remix para downloads, como faz com as outras versões do Linux - o sistema será oferecido somente aos fabricantes de ‘netbooks’, segundo o gerente de marketing Gerry Carr, da Canonical, patrocinadora do Ubuntu.
Netbooks são os laptops de baixo custo usados para acesso à internet e execução de tarefas simples, como redação de textos. O Ubuntu Linux Remix é compatível com os novos processadores Atom da Intel, que estão sendo adotados pelos novos Eee PCs.
A Canonical também está trabalhando para que outras aplicações populares de desktop sejam compatíveis com o Remix.
A diferença essencial entre o Remix e o Ubuntu Linux padrão é a inclusão de um recurso que torna mais rápida a inicialização do netbook e sua conexão à internet. “Além disso, há ajustes voltados aos chips Atom e otimização para o drive. É um sistema operacional muito ligado ao dispositivo”, diz Carr.
Carr acredita que o Remix pode impulsionar outras empresas a criarem especificamente para os netbooks. “Se houver sucesso no mercado, acredito que haverá competição”, diz.
Fonte: PCWORLD
Nenhum comentário:
Postar um comentário