Pages

terça-feira, julho 08, 2008

Nova mídia de 400 GB ultrapassa Blu-ray

A fabricante japonesa Pioneer anunciou o desenvolvimento de um disco óptico laminado capaz de armazenar até 400 GB de dados. O feito põe em cheque a tecnologia Blu-ray, com tamanho máximo de 50 GB e que está apenas começando a penetrar no mercado de eletrônicos.

A mídia é composta de 16 camadas, cada uma com 25 GB, e foi criada para eliminar um problema antigo de perda de transmissão de dados em discos de múltipla camada, noticiou o site The Inquirer.

De acordo com o Register Hardware, o novo disco possui o dobro da capacidade de uma tecnologia anunciada pela TDK há alguns anos como possível futuro para a mídia Blu-Ray.

Dois elementos compõem o segredo para aumentar tão drasticamente a capacidade de armazenamento: o primeiro é a já citada quantidade de camadas. O segundo é a utilização de um novo sistema de leitura, capaz de ler sinais ópticos extremamente fracos ou distorcidos e tratar os erros, segundo o Register Hardware.

Em apenas um disco destes seria possível armazenar até 48 horas de conteúdo em alta definição, espaço suficiente para guardar, por exemplo, uma temporada completa de um seriado ou diversas minisséries em um só disco.

Adicionalmente, cada uma das camadas do disco possui especificações e características semelhantes às de um disco Blu-ray, o que permitirá compatibilidade entre formatos e faz com que os discos possam ser reproduzidos nos atuais aparelhos do formato de nova geração, conforme explicou o BetaNews. Entretanto, até o momento a tecnologia é limitada a leitura de conteúdos pré-gravados.

Detalhes do novo produto serão apresentados durante o Simpósio Internacional de Memória Óptica e Armazenamento de Dados Ópticos 2008, que acontecerá no Havaí a partir do dia 13 de julho. Ainda não há um nome comercial para a tecnologia.

Fonte: Terra Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário