Para dar uma ajudo estou postando a diferença dos processadores Pentium D (Dual Core) e Core 2 Duo.
Ambos os processadores possuem a tecnologia de núcleo duplo, ou seja, ambos são Dual-Core, fazem uso do mesmo tipo de soquete 775 para encaixar-se na placa-mãe permitindo que uma placa que funciona(1) o processador Intel® Pentium D seja utilizada pelo processador Intel® Core 2 Duo, ambos possuem as extensões de 64 bits e paramos por aqui nas semelhanças.
A principal diferença está na forma que o núcleo do processador e a sua memória cache L2 executam as instruções de software que chegam até eles, ou seja, essa diferença está na sua arquitetura interna e sua eficiência na manipulação dos dados. Como a arquitetura dos processadores Intel® Pentium D é baseada na arquitetura NetBurst® do processador Intel® Pentium 4 mas com os recursos duplicados ele possue hoje o melhor custo-benefício para os usuários que precisam de um equipamento preparado para o ambiente multi-tarefa e capaz de executar com muita velocidade os aplicativos e jogos mais recentes do mercado por ser Dual-Core, ou seja, no processador Pentium D tem 2 núcleos do Pentium 4. Em resumo pelo preço de um Pentium D você acaba levando dois Pentium 4 no mesmo processador.
O processador Intel Core 2 Duo é o mais avançado processador Dual-Core do mundo pois apresenta uma nova arquitetura de núcleo e memória cache L2. Essa nova arquitetura chamada Core® proporciona uma execução muito mais eficiente e mais rápida dos programas que todos os outros processadores do mercado e proporciona em média um ganho de desempenho de 40% e uma economia de energia de 40% em relação à arquitetura anterior chamada NetBurst que é base de fabricação dos processadores Intel Pentium 4 e processadores Intel Pentium D.
Essa eficiência na arquitetura é resultado de diversas tecnologias que são encontrados em todos os processadores da família Intel® Core 2 Duo E6700, E6600, E6400, E6300 e o novo Intel® Core 2 Duo E4300.
- Intel® Wide Dynamic Execution: Entrega mais instruções por ciclo de clock – cada núcleo pode completar até 4 instruções simultaneamente (na geração anterior podia somente manipular 3 instruções)
Exemplo similar: Tráfego de veículos em 4 pistas ao invés de 3 pistas, ou seja, 4 pedaços do programa podem ser executados ao mesmo tempo ao invés de 3.
- Intel® Advanced Smart Cache: O cache de nível 2 é dinamicamente alocado para cada núcleo baseado na carga de trabalho. Um núcleo pode controlar todo o cache quando o outro núcleo está com baixo uso.
Exemplo similar: Um estacionamento que possue vários acessos de entrada e saída com um novo desenho de vagas para os automóveis. A entrada e saída e a acomodação dos carros é mais eficiente com o mesmo espaço disponível.
- Intel® Smart Memory Access: Acesso a memória principal através de algorítmos melhorados que podem prever qual informação deve ser retirada antecipadamente da memória principal e colocada no cache de forma que esteja mais a mão quando o processador necessita.
Exemplo similar: O eficiente manobrista de um estacionamento que já busca o seu carro antecipadamente e deixa na porta do estacionamento para que você possa partir mais rapidamente quando você desejar ir embora do restaurante.
- Intel® Advanced Digital Media Boost: Acelera a execução de instruções SSE (multimedia) dobrando a velocidade de execução por clock comparado as gerações anteriores (Intel Pentium® Pentium™ D por exemplo)
Exemplo de uso: Em conteúdo de alta definição, o volume de 1 DVD passou de 5 Gigas para HD DVD de 50 Gigas e isto requer maior velocidade em processamento de video.
- Intel® Intelligent Power Capability: Consumo inteligente de energia. Gerencia o consumo em tempo de execução e desliga partes do processador que não são necessárias para a execução do programa.
Exemplo similar:Voltando ao exemplo do estacionamento, somente vagas com movimentação de motorista são iluminadas reduzindo a conta de energia elétrica.
(1) Para confirmar a utilização do Core 2 Duo na mesma placa que funciona o Pentium D consulte a lista de compatibilidade do fabricante da placa-mãe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário