Pages

domingo, setembro 23, 2007

Intel Demonstra Primeiro Chip de 32nm da Indústria e a Próxima Geração da Micro-Arquitetura do Microprocessador Nehalem

O presidente e CEO da Intel, Paul Otellini, delineou hoje novos produtos, designs de chips e tecnologias de manufatura que permitirão que a companhia continue seguindo seu ritmo acelerado de liderança de produtos e tecnologias.

Discursando para os líderes, desenvolvedores e espectadores da indústria no Intel Developer Forum (IDF), Otellini demonstrou o primeiro chip em funcionamento da indústria fabricado com a tecnologia de 32 nanômetros (nm), com transistores tão pequenos que mais de 4 milhões deles poderiam caber dentro do ponto final dessa sentença. O processo tecnológico de 32nm da Intel está dentro do previsto para começar a ser utilizado em 2009.

Otellini também descreveu as vantagens, em curto prazo, que os usuários de computadores experimentarão com a próxima família de processadores Penryn de 45nm da Intel, que são baseados na revolucionária tecnologia de transistores high-k metal gate da empresa. Os primeiros processadores de 45 nm da indústria estarão disponíveis em novembro. A companhia também demonstrou pela primeira vez a próxima geração da arquitetura de chip, de codinome Nehalem, que deverá ser lançada no próximo ano.

“Nossa estratégia tick-tock de alternar a próxima geração da tecnologia de silício com uma nova arquitetura de microprocessadores – ano após ano – está acelerando o ritmo das inovações na indústria”, declarou Otellini. “A estratégia tick-tock é o mecanismo que cria as tecnologias mais avançadas e permite que elas sejam lançadas em ritmo acelerado. Nossos clientes e usuários de computadores em todo o mundo podem contar com o mecanismo de inovações da Intel e com a nossa capacidade de manufatura, para oferecer um desempenho inovador que rapidamente torna-se o padrão da indústria”.

Quando a Intel lançar o Penryn em novembro, ele será o primeiro processador de 45nm produzido em larga escala no mundo. O Penryn, juntamente com a família Silverthorne de processadores de 45nm (que estarão disponíveis no ano que vem), contará com as características de tamanho reduzido, baixo consumo e alto desempenho necessárias para suprir uma ampla variedade de necessidades computacionais, seja para computadores portáteis para o acesso a Internet ou para servidores de grande porte. A Intel fabricará rapidamente essa tecnologia e tem planos para lançar 15 novos processadores de 45nm, ao longo do próximo ano, em todos os segmentos de mercado, ampliando a liderança da Intel em desempenho e eficiência no consumo de energia.

“Esperamos que nossos processadores Penryn ofereçam até 20% de melhoria no desempenho e que, ao mesmo tempo, aumentem a eficiência no consumo de energia”, disse Otellini. “O inovador processo tecnológico de silício de 45nm da Intel nos permitirá fornecer processadores de baixo custo, com consumo extremamente baixo, para dispositivos com formatos inovadores, ao mesmo tempo em que oferecerá processadores de alto desempenho com múltiplos núcleos e características, para serem utilizados nos mais avançados sistemas”.
Otellini também anunciou que os processadores de 45nm e os chipsets de 65nm da Intel utilizarão tecnologia livre de halógeno a partir de 2008. Isso, combinado com o empacotamento livre de chumbo e com a tecnologia de transistores high-k metal gate, significa que a próxima geração de processadores da Intel não será apenas mais eficiente, mas também será melhor para o meio ambiente.

Olhando para 2008, Otellini fez a primeira demonstração pública do processador Nehalem da Intel e disse que a companhia está no caminho certo para lançar o novo processador no segundo semestre do próximo ano. A arquitetura do Nehalem ampliará a liderança da Intel em desempenho e desempenho por watt nos testes de desempenho e será o primeiro processador da Intel a utilizar a arquitetura de sistema QuickPath Interconnect. A Quickpath contará com a tecnologia para o controle de memória integrada, bem como com melhores links para a comunicação entre os componentes do sistema, visando melhorar significativamente o desempenho geral do sistema. “O Nehalem utiliza uma arquitetura totalmente nova que alavanca a Micro-Arquitetura Core da Intel, oferecendo vantagens inovadoras em desempenho e eficiência no consumo de energia, bem como novas e importantes características para servidores, que chegarão ao mercado apenas um ano depois que a Intel apresentou a tecnologia de 45nm para a indústria”, finalizou Otellini.

Descrevendo outras tecnologias avançadas da Intel destinadas a chegarem rapidamente ao mercado, Otellini demonstrou o primeiro wafer de 300mm do mundo fabricado com a próxima geração do processo tecnológico de 32nm. O desenvolvimento de chips avançados para testes serve como um marco histórico na marcha da companhia rumo à fabricação em larga escala, utilizando o processo tecnológico de 32nm. Com planos para lançar processadores fabricados com o processo tecnológico de 32nm em 2009, a Intel manterá a sua liderança na indústria, oferecendo as tecnologias de manufatura mais avançadas.

Os chips para testes de 32nm incorporam lógica e memória (memória estática de acesso aleatório – SRAM) para utilizar os mais de 1,9 bilhões de transistores. O processo de 32nm utiliza a segunda geração da tecnologia de transistor high-k metal gate da companhia.
Esse desempenho adicional, possibilitado pelo trabalho da Intel para melhorar o design do chip e a tecnologia de manufatura, não será visto apenas nos computadores, mas habilitará capacidades de gráficos realistas mais parecidos com a vida real. Como resultado, a companhia já declarou que dará mais ênfase à utilização do poder de seus processadores para melhorar as principais tecnologias, como a computação visual e os gráficos.

“Satisfazer a demanda por melhorias, cada vez maiores, no desempenho dos computadores significa que precisamos trabalhar rapidamente rumo à próxima tecnologia de manufatura”, declarou Otellini. “Os engenheiros e pesquisadores da Intel merecem boa parte do crédito por ditar o ritmo para a indústria. À medida que nossas tecnologias avançadas chegarem aos consumidores e empresários nos próximos anos, a quantidade de poderio computacional que eles poderão utilizar, os ajudará a serem mais produtivos, criativos e inovadores”.

Otellini também anunciou que uma versão do processador Penryn de núcleo duplo, operando a 25 watts, estará disponível na próxima plataforma Montevina, que contará com o silício WiMAX móvel da Intel. Inúmeros fabricantes de equipamentos já estão planejando oferecer notebooks baseados no Montevina no próximo ano, quando a plataforma for lançada. No total, o WiMAX deverá atingir mais de um bilhão de pessoas até 2012.

O alcance do WiMAX, juntamente com os esforços da Intel para levar a tecnologia dos computadores para as nações em desenvolvimento por meio do Programa World Ahead, e os produtos inovadores, como o processador Silverthorne, ajudarão a levar os computadores para o próximo bilhão de pessoas em todo o mundo, de acordo com a Intel.
Fonte: iMasters

Nenhum comentário:

Postar um comentário