O otimizador de conteúdos é atualmente um dos profissionais de internet mais polivalentes que existem, um Super SEO se comparado com os de antigamente.
Quando se falava pela primeira vez sobre otimização de sites, precisava-se apenas colocar palavras-chave na keywords meta tag, criar uma doorway (anos atrás eram práticas comuns e o simples conceito de Black Hat nem existia), dizer algumas palavras mágicas e "shazan": Altavista e Yahoo! (Cadê?) começavam a amar você (ok, as palavras mágicas eram apenas minha imaginação).
Mas os tempos são outros e desde quando o Google com seu super-hiper-mega esperto algoritmo entrou no mercado, nossas vidas se tornaram mais excitantes, alguns diriam imprevisíveis. Eu prefiro acreditar que o nosso trabalho agora requer um "pouco" mais de suor, e as vezes, quem sabe, algumas lágrimas.
O Super SEO de hoje precisa dos "poderes" de 3 diferentes super-heróis: o programador, o analista e o editor.
O Programador
O Programador possui não somente conhecimentos, no mínimo intermediários de HTML, mas também CSS, Javascript e se bobear ainda dá uns tapas em Ajax, linguagem muito usada em aplicativos Web 2.0. Precisa também de um mínimo de conhecimento sobre servidores e banco de dados. E um super-poder bônus aqui seria um bom entendimento das práticas de web standards, usabilidade e acessibilidade. Não é querer demais é?
O Analista
O Analista é um curioso por natureza e ama números. Precisa primeiramente ser um expert em planilhas de texto com as quais ele vai organizar e comparar os dados provenientes das diferentes etapas de um processo de otimização. Ele também usa com destreza ferramentas de pesquisa de palavras chave, ferramentas de monitoramento de rankings e é um assíduo analista de tráfego de sites - sabe tudo sobre páginas visitadas, visitas únicas e taxas de conversão. Finalmente, o analista de SEO é um perito no uso de comandos avançados de ferramentas de busca e na compreensão dos seus resultados. Está ficando complicando...
O Editor
O Editor tem a criatividade de um Monteiro Lobato e entende como ninguém a indústria na qual seu website está inserido. Ele conhece o perfil de seu usuário e sabe como escrever sedutoras mensagens no títulos de suas páginas e descriptions tags como também é capaz de criar conteúdo que seja único e atraente para usuários e ferramentas de busca. E se ainda não bastasse, testa diferentes versões de suas landing pages (texto, conteúdo, formatação) com o intuito de aumentar conversões, experimenta com novas tecnologias, tais como distribuição de conteúdo através de RSS, e é familiar com o problema de duplicidade de conteúdo nos resultados de busca.
A combinação desses três super-heróis dá ao nosso Super SEO a base do conhecimento necessário para ser bem sucedido em uma outra área extremamente importante para SEO: link popularity (incremento no número e qualidade de links externos).
Fonte: iMasters
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