Pages

quarta-feira, outubro 15, 2008

Confira o que há de novo em Diablo III

A GamePro visita a BlizzCon 2008, convenção anual da Blizzard nos EUA, para conferir os detalhes do aguardado Diablo III.

Faz muito tempo que os fãs não recebem de presente um novo game da série Diablo, o Diablo II foi lançado em 2000, sua expansão Lord of Destruction um ano depois e desde então nada de novo para a felicidade dos fãs de RPG no PC.

Todos com certeza já pensaram em como os avanços da indústria dos games, nestes oito anos que a saga Diablo esteve estacionada, maturando, afetariam o novo lançamento. Depois de dois dias com as mãos no novo game, a equipe da GamePro tem uma resposta: o resultado é incrível.

Stay awhile, and listen

Na tela de seleção dos personagens, os jogadores são apresentados a uma cena com aventureiros em frente a uma fogueira, o que já se tornou uma marca registrada da série. Mas logo nos primeiros instantes uma diferença importante pode ser notada, a opção entre personagens masculinos e femininos para cada classe.

Na versão apresentada na BlizzCon, as classes Barbarian e Witchdoctor possuíam representantes de ambos os sexos, mas para a classe Wizard, o representante masculino aparecia nas sombras e não podia ser escolhido.

Depois de escolher sua classe o jogador se depara com outra característica marcante da série, a diferença de tratamento dos personagens em relação a determinados tipos de heróis. O primeiro guarda a estabelecer um diálogo idolatra o Barbarian, mas condena e chama de aberração o Witchdoctor.

Novo, mas fiel

A mudança mais significativa do novo game em relação ao Diablo II é a mudança do 2D para 3D. Mas a mudança, além de inserir gráficos incríveis, efeitos de luz e sombra perfeitos e detalhes nos personagens ela não provoca nenhum efeito na jogabilidade. Qualquer um acostumado com o “esquema” de Diablo se sentirá em casa.

Mas a nova engine traz melhorias significativas, como os ambientes que podem ser destruídos. Qualquer batida de uma arma ou rajada de feitiço lança porções de pedras, grama, plantas e o que mais estiver no caminho, além de a maioria das portas sucumbir a poucos golpes (o que faz todo o sentido).

Carne nova

Os inimigos, que possuem uma variedade enorme, surgem de cada canto, árvore e pedaço de cenário para tentar tirar um pedaço do seu aventureiro. Ao contrário de Diablo II, onde os monstros pareciam esperar pelo próximo aventureiro que os eliminasse, no novo game os inimigos perseguem o jogador, surgindo de várias formas e locais do cenário. Isso ajuda a melhorar a relação com ganho de experiência e dá um toque de insegurança, tensão e agilidade ao título.

O sistema de combate em Diablo III foi pensado para tornar o jogador poderoso, mesmo o mais simples feitiço tem gráficos impressionantes e destrutivos. O esquema de controles é similar ao antigo game, com o botão direito e esquerdo controlando um tipo de ataque, mas com a adição de uma barra de ação (que recorda o de World of Warcraft), nela podem ser inseridas outras habilidades, além de um novo ataque de botão direito quando se pressiona a tecla Tab. O novo sistema pode inicialmente confundir os acostumados com Diablo II, mas logo se torna algo útil e insubstituível.

Agora, assim como todos os aficionados, nos resta aguardar os meses, ou quem sabe anos (afinal é a Blizzard) para a versão final de Diablo III.
Site Official: http://www.blizzard.com/diablo3/

Browser Firefox 3.1 Beta 1 já está disponível para download

A Mozilla liberou nesta terça-feira (14/10) o Firefox 3.1 Beta 1 que já está disponível para download. Este beta apresenta uma série de novos recursos, que serão testados antes do lançamento da versão final do navegador;

Entre as novidades estão melhorias na engenharia de layout Gecko, adição de suporte a propriedades CSS 2.1 e CSS 3, um novo atalho para guias que mostra uma prévia da aba para a qual o usuário está indo e melhorias no controle da Smart Location Bar, usando caracteres especiais para restringir as buscas.

Além disso, o browser promete dar suporte a novas tecnologias para a web, como elementos de áudio e vídeo, a API W3C Geolocation, selecionadores de pesquisa no JavaScript, transformadores SVG e aplicativos offline.

Usuários que desejam testar o Firefox 3.1 beta 1 podem baixá-lo no site da Mozilla em 36 idiomas. Para desenvolvedores, também há um artigo com mais especificações técnicas no Mozilla Developer Center.

Lançado em junho, o Firefox 3 já ultrapassou o 2.0 em número de usuários e atinge hoje 19,5% de participação no mercado de navegadores, segundo a Net Applications.

Como usar o Gmail para barrar spams de qualquer conta de e-mail

Serviço de webmail oferece um filtro matador para spams. Saiba como usá-lo em favor de outros serviços de correio eletrônico.
Todo mundo tem seu método preferido de acabar com os spams, o grande mal das caixas de entrada em todo o mundo. Ferramentas como o MailWasher e o SpamAssassin são o suficiente para alguns; mas também existe uma outra solução: o Gmail.

O serviço de e-mail mundialmente popular do Google faz um excelente trabalho filtrando o que não interessa – mas não apenas para contas do Gmail.

Suponha que você tenha um domínio particular (algo como seudomínio.com.br) que utiliza como conta principal de e-mail e que é sempre bombardeado com spam.

Utilizando-se de alguns dos recursos do Gmail, no entanto, é possível livrar a caixa de entrada de 99,9% desse lixo. Eis como o processo funciona:

1. Crie uma nova conta no Gmail (mesmo que já possuia uma, convém criar outra exclusivamente dedicada para seu domínio de e-mail).

2. Clique no link das Configurações do Gmail e, então, siga para a aba Contas.

3. Clique em Adicionar outro endereço de e-mail e configure o Gmail para trazer mensagens advindas dos servidores do seu domínio, digitando o endereço (sem deixar cópias lá, caso contrário seu servidor ficará lotado e começará a rejeitar mensagens).


4. Detalhe: o Gmail faz automaticamente um scan para spam quando replica mensagens de outros servidores; assim você poderia parar por aqui. No entanto, seu objetivo pode não ser ter o Gmail baseado em web como destino primário de e-mail – e sim usar o Outlook no desktop (ou telefone celular) para checar mensagens.
5. Assim, vá à aba Encaminhamento e POP/IMAP e ative o IMAP, que permite comunicação de mão dupla entre o Gmail e outros clientes de e-mail.

6. Por último, vá às Instruções de configuração do Gmail para definir o funcionamento do IMAP com o Outlook e outros clientes.

Agora, quando você receber um e-mail via Outlook ou telefone, tudo será muito transparente: não haverá nem rastros de interferência do Gmail – exceto pela total ausência de spam, que são barrados no meio do caminho (e armazenados na pasta de spam do Gmail, onde você pode checar facilmente por falsos positivos).

Em outras palavras, o Gmail atua como um filtro intermediário de spam entre seu domínio e o cliente de e-mail. E, como um bônus, ele permite acessar sua caixa por meio da Web, o que pode ser muito prático em alguns casos.

Fonte: http://pcworld.uol.com.br/dicas/2008/10/14/como-usar-o-gmail-para-barrar-spams-de-qualquer-conta-de-e-mail/

sábado, agosto 30, 2008

Preview: Need for Speed Undercover

História elaborada, diálogos com atores reais, novos carros e é claro, mais do mesmo.

A Eletronic Arts convidou jornalistas para um evento em São Francisco, com o objetivo de apresentar o novo Need for Speed Undergroundcover e conversar com Maggie Q, a estrela asiática que atua no game.

Apesar da evolução na escolha da atriz, a Burnout parece continuar presa no mesmo estilo de corrida e perseguição que faz parte da série Need for Speed por mais de 10 anos.

Antes de colocar as mãos no game a EA apresentou vários clipes de vídeo com cenas de entre atores reais. Pelo que parece, os desenvolvedores pretendem levar uma história mais completa aos gamers. O único problema é saber se os fãs de corrida se importam com tramas complexas.

Mas a EA tem um plano. Um plano ridículo. Se prepare. Se você balançar uma linda mulher na frente dos Geeks eles vão ignorar o fato de apertar o botão de uma armadilha.
No game Maggie Q interpreta uma policial, responsável pelos contatos entre o jogador e a polícia. O usuário controla um policial disfarçado de Tri-City. A cidade imaginária do game é baseada em São Francisco. O modo livre de direção se assemelha muito com o de Most Wanted, com a adição de um novo modo de batalha em auto-estrada. Como o nome já diz, o novo modo consiste em dois carros batendo um no outro até a destruição nas rodovias.

O novo Need for Speed precisa impressionar. Mesmo para os fãs de carteirinha da série novidades precisam chegar, pelo que parece não é o caso deste título, que apresenta um “mais do mesmo” com uma pitada de trama, atores reais e Maggie Q.

O game não foi apresentado em sua totalidade, com certeza novidades e funções interessantes devem estar presentes. Assim esperamos.

Confira abaixo o vídeo (em inglês).



Fonte: PCWORLD

Interessado em experimentar o IE 8 Beta 2? Melhor ler isso antes

Pode ser impossível desinstalar o versão de testes e há incompatibilidades com o Visual Studio e Windows Live Mail.

O recém liberado Internet Explorer Beta 2 gerou um bom ruído na web nos dois últimos dias. Apesar disso, algumas coisas devem ser analisadas antes de se decidir instalar esta versão de testes em eu computador. O motivo: o Beta 2 vem com algumas restrições. Por conta disso, antes de colocar a mão na massa e experimentar algumas das funcionalidades que esta beta apresenta, sugerimos que leia as restrições abaixo.

Pode não dar para desinstalar
Quem usa o Windows XP já com o Service Pack 3 instalado pode não conseguir remover o Beta 2 do IE8 depois de instalado. Isso ocorre por que se o SP3 foi instalado após a instalação do Internet Explorer 8 Beta 1 ter sido feita, a versão Beta 2 do IE8 irá se tornar permanente.

A Microsoft diz que será possível atualizar o browser para qualquer nova versão que vier a ser lançada, mas que não será possível removê-la do sistema.

Evitar isso é possível, mas complicado. Desisntale do SP3, depois desinstale também o IE8 Beta 1. Feito isso, re-instale do Windows XP SP3. Neste ponto, você será capaz de instalar o Beta 2 do Internet Explorer 8 de forma limpa e que pode ser revertida, caso deseje.

Dificuldade para instalar o IE8 Beta 2
Usuários do Vista que já têm o IE8 Beta 1 terão que realizar uma série de procedimento antes de conseguir ver o Beta 2 rodando.

A primeira coisa a fazer é remover, manualmente, o IE8 Beta 1. Depois, seguir um extenso roteiro preparado pela Microsoft para realizar uma atualização do sistema.

Só depois de ter feito tudo isso é que será possível proceder com a instalação do IE Beta 2 – e ainda assim será obrigado a aceitar algumas outra atualizações de sistemas propostas durante o processo.

Fonte: PCWORLD

Rede elétrica levará internet a 98% das residências brasileiras


Com projeção de chegar a 98% das residências em poucos anos, a energia elétrica vai se tornar o meio de acesso com maior capilaridade para a oferta de banda larga. Com preços competitivos - por não requerer implantação de novas redes - a banda larga por cabos de energia, ou PLC (Powerline Communication), pode assumir papel importante na universalização da internet no país, disse na última quinta-feira o gerente de Engenharia de Espectro da Anatel, Marcos de Souza Oliveira.

As velocidades nos testes do PLC da agência variaram de 1Mbps a 16 Mbps e se adequam ao conceito de banda larga da União Internacional de Telecomunicações (UIT), braço da Organização das Nações Unidas (ONU). O piso é de 2 Mbps.

O regulamento que estabelece as condições de uso da rede elétrica foi aprovado e está sob consulta pública na Anatel desde terça-feira, por 30 dias. Após o prazo, as contribuições serão analisadas pela área técnica e o texto final será submetido à aprovação do Conselho Diretor da agência. Estima-se que ainda este ano a regulamentação permitirá a oferta, de forma direta (pela concessionária de energia) ou por compartilhamento da última milha com as prestadoras de telecomunicações.

Oliveira explicou que não há risco de o usuário ser surpreendido com uma descarga elétrica e levar "choque" ao acessar o serviço pela tomada de luz. "Os equipamentos do PLC separam o sinal elétrico, transmitido pelo cabo de energia na freqüência de 60 hertz, do sinal de telecomunicações, cuja transmissão será nas faixas de 1,7 megahertz a 50 megahrtz".

Apenas o sinal do serviço de dados que viabiliza a internet chega ao computador por meio de um modem. Todos os equipamentos para venda do serviço ao público terão de ser certificados pela Anatel. Embora a agência desconheça os planos das concessionárias de energia, já se sabe que algumas, como a Eletropaulo, têm interesse em se tornar prestadora direta de PLC. Outras, como Cemig (Minas Gerais), Celg (Goiás), Copel e CEEE (Rio Grande do Sul), realizaram testes.

Fonte: iMasters

segunda-feira, agosto 25, 2008

Usuários do Firefox no Brasil dobram em 2008


Média saltou de 1,2 milhão de usuários por dia em janeiro para 2,5 milhões por dia em agosto, segundo a Mozilla.

O número de usuários do navegador Firefox no Brasil dobrou entre janeiro e agosto deste ano, segundo informações da Mozilla.

Em janeiro, o Firefox tinha uma média de 1,2 milhão de usuários por dia. Já em agosto, o número saltou para 2,5 milhões de usuários por dia, segundo a Mozilla.

A companhia começou a coletar dados básicos dos usuários do Firefox para determinar suas localizações em setembro de 2007, usando como base a ferramenta de atualização do navegador.

Entre setembro e dezembro de 2007, o uso foi constante, e, a partir do início de 2008, os esforços da comunidade fizeram com que o uso diário do navegador mais que dobrasse, segundo Chris Hofmann, diretor de projetos especiais da Mozilla em entrevista exclusiva ao IDG Now!.

No mundo inteiro, o Firefox já tem 180 milhões de usuários, o que lhe dá participação de 19,22% do mercado de browsers, em clara tendência, segundo Hofmann, de que o browser está ganhando espaço entre consumidores não especializados em tecnologia.

Já segundo um estudo da Predicta, que também aponta crescimento do navegador no País, nos últimos sete meses o acesso à web pelo Firefox cresceu 36%.

Firefox 4
Hofmann discorreu também sobre possíveis ferramentas e funções presentes no Firefox 4, cuja versão Alpha atende pelo nome "Minefield" e já está disponível para download, ainda sem data de lançamento prevista.

O Firefox "Minefield" ainda é voltado para desenvolvedores ou entusiastas que pretendem detectar e acusar erros de desempenho para engenheiroas da Mozilla.

Segundo Hofmann, o Firefox 4 deverá se beneficiar de melhorias na maneira como JavaScript é integrado às páginas, o que permitiria desempenho até 2,5 vezes melhor de aplicações online que usam a linguagem.

O novo navegador poderá também, finalmente, ter uma função que "transforma" serviços online em aplicativos offline, permitindo que sejam usados mesmo que o usuário não tenha internet a seu alcance, algo que o Google Gears já oferece.

O problema com o modo offline, no entanto, alega ele, está mais em uma questão de adoção de mercado - quando players decidem que é vantajoso adaptar seus serviços à ferramenta - que propriamente tecnológica, já que o Firefox 3 já oferece funções primitivas para o modo.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2008/08/25/base-de-usuarios-brasileiros-do-firefox-dobra-em-2008-segundo-mozilla/

quinta-feira, julho 24, 2008

O cara da informática - O DESENVOLVEDOR

1) O CARA DA INFORMÁTICA dorme. Pode parecer mentira, mas o CARA DA NFORMÁTICA precisa dormir como qualquer outra pessoa. Esqueça que ele tem celular e telefone em casa, ligue só para o escritório;

2) O CARA DA INFORMÁTICA come. Parece inacreditável, mas é verdade. O CARA DA INFORMÁTICA também precisa se alimentar e tem hora para isso;

3) CARA DA INFORMÁTICA pode ter família. Essa é a mais incrível de todas: Mesmo sendo um CARA DA INFORMÁTICA, a pessoa precisa descansar no final de semana para poder dar atenção à família, aos amigos e a si próprio, sem pensar ou falar em informática, impostos, formulários, concertos e demonstrações, manutenção, vírus e etc.;

4) CARA DA INFORMÁTICA, como qualquer cidadão, precisa de dinheiro. Por essa você não esperava, né? É surpreendente, mas o CARA DA INFORMÁTICA também paga impostos, compra comida, precisa de combustível, roupas e sapatos, e ainda consome Lexotan para conseguir relaxar… Não peça aquilo pelo que não pode pagar ao CARA DA INFORMÁTICA;

5) Ler, estudar também é trabalho. E trabalho sério. Pode parar de rir. Não é piada. Quando um CARA DA INFORMÁTICA está concentrado num livro ou publicação especializada ele está se aprimorando como profissional, logo trabalhando;

6) De uma vez por todas, vale reforçar: O CARA DA INFORMÁTICA não é vidente, não joga tarô e nem tem bola de cristal, pois se você achou isto demita-o e contrate um PARANORMAL OU DETETIVE. Ele precisa planejar, se organizar e assim ter condições de fazer um bom trabalho, seja de que tamanho for. Prazos são essenciais e não um luxo… Se você quer um milagre, ore bastante, faça jejum, e deixe o pobre do CARA DA INFORMÁTICA em paz;

7) Em reuniões de amigos ou festas de família, o CARA DA INFORMÁTICA deixa de ser o CARA DA INFORMÁTICA e reassume seu posto de amigo ou parente, exatamente como era antes dele ingressar nesta profissão. Não peça conselhos, dicas… ele tem direito de se divertir;

Não existe apenas um “levantamentozinho” , uma “pesquisazinha” , nem um “resuminho”, um “programinha pra controlar minha loja”, um “probleminha que a maquina não liga”, um “sisteminha” , uma “passadinha rápida(ALIAS CONTA-SE DE ONDE SAIMOS E ATÉ CHEGARMOS)”, pois esqueça os “inha e os inho (programinha, sisteminha, olhadinha, )” pois OS CARAS DA INFORMATICA não resolvem este tipo de problema. Levantamentos, pesquisas e resumos são frutos de análises cuidadosas e requerem atenção, dedicação. Esses tópicos podem parecer inconcebíveis a uma boa parte da população, mas servem para tornar a vida do CARA DA INFORMATICA mais suportável;

9) Quanto ao uso do celular: celular é ferramenta de trabalho. Por favor, ligue, apenas, quando necessário. Fora do horário de expediente, mesmo que você ainda duvide, o CARA DA INFORMATICA pode estar fazendo algumas coisas que você nem pensou que ele fazia, como dormir ou namorar, por exemplo;

10) Pedir a mesma coisa várias vezes não faz o CARA DA INFORMATICA trabalhar mais rápido. Solicite, depois aguarde o prazo dado pelo CARA DA INFORMATICA;

11) Quando o horário de trabalho do período da manhã vai até 12h, não significa que você pode ligar às 11:58 horas. Se você pretendia cometer essa gafe, vá e ligue após o horário do almoço (relembre o item 2). O mesmo vale para a parte da tarde: ligue no dia seguinte;

12) Quando CARA DA INFORMATICA estiver apresentando um projeto, por favor, não fique bombardeando com milhares de perguntas durante o atendimento. Isso tira a concentração, além de torrar a paciência. ATENÇÃO: Evite perguntas que não tenham relação com o projeto, tipo como…. vocês entendem é claro….;

13) O CARA DA INFORMATICA não inventa problemas, não muda versão de WINDOWS, não tem relação com vírus, NÃO É CULPADO PELO MAL USO DE EQUIPAMENTOS, INTERNET E AFINS. Não reclame! O CARA DA INFORMATICA com certeza fez o possível para você pagar menos. Se quer EMENDAR, EMENDE, mas antes demita o CARA DA INFORMATICA e contrate um QUEBRA GALHO;

14) Os CARAS DA INFORMATICA não são os criadores dos ditados “o barato sai caro” e “quem paga mal paga em dobro”. Mas eles concordam… ;

15) E, finalmente, o CARA DA INFORMATICA também é filho de DEUS e não

filho disso que você pensou…

O CARA DA INFORMATICA agradece.

Fonte: googleeee

terça-feira, julho 08, 2008

Nova mídia de 400 GB ultrapassa Blu-ray

A fabricante japonesa Pioneer anunciou o desenvolvimento de um disco óptico laminado capaz de armazenar até 400 GB de dados. O feito põe em cheque a tecnologia Blu-ray, com tamanho máximo de 50 GB e que está apenas começando a penetrar no mercado de eletrônicos.

A mídia é composta de 16 camadas, cada uma com 25 GB, e foi criada para eliminar um problema antigo de perda de transmissão de dados em discos de múltipla camada, noticiou o site The Inquirer.

De acordo com o Register Hardware, o novo disco possui o dobro da capacidade de uma tecnologia anunciada pela TDK há alguns anos como possível futuro para a mídia Blu-Ray.

Dois elementos compõem o segredo para aumentar tão drasticamente a capacidade de armazenamento: o primeiro é a já citada quantidade de camadas. O segundo é a utilização de um novo sistema de leitura, capaz de ler sinais ópticos extremamente fracos ou distorcidos e tratar os erros, segundo o Register Hardware.

Em apenas um disco destes seria possível armazenar até 48 horas de conteúdo em alta definição, espaço suficiente para guardar, por exemplo, uma temporada completa de um seriado ou diversas minisséries em um só disco.

Adicionalmente, cada uma das camadas do disco possui especificações e características semelhantes às de um disco Blu-ray, o que permitirá compatibilidade entre formatos e faz com que os discos possam ser reproduzidos nos atuais aparelhos do formato de nova geração, conforme explicou o BetaNews. Entretanto, até o momento a tecnologia é limitada a leitura de conteúdos pré-gravados.

Detalhes do novo produto serão apresentados durante o Simpósio Internacional de Memória Óptica e Armazenamento de Dados Ópticos 2008, que acontecerá no Havaí a partir do dia 13 de julho. Ainda não há um nome comercial para a tecnologia.

Fonte: Terra Tecnologia

sexta-feira, junho 27, 2008

Clonando o conteúdo de um HD para outro usando Ubuntu

A minha experiência foi a seguinte:
10 máquinas idênticas... Teria que instalar Windows Xp, Windows Vista, e Ubuntu em todas elas...
1º Instalei o Windows Xp, drives e tudo mais normalmente utilizando todo o HD;
2º Após instalei o Partition Magic 8 e deixei o HD com 3 partições:
>para o Xp deixei com 45GB, outra que irá ser instalado o Vista 65GB e o restante deixei para o Ubuntu.
3º Intalei Windows Vista na partição de 65GB...
4º Instalei o Ubuntu na partição que sobrou....

Depois de tudo configurado....como a maquina deveria fica depois de pronta.... fui para a clonagem dos HD'S (Ghost)....
1º Coloquei o HD que deveria ser clonado na SATA0 do Computador....e o outro HD na SATA1....
2º Dei boot pelo cd do UBUNTU....
3º Verifiquei que o HD a ser clonado ficou em /dev/sda (HD de origem) e o outro em /dev/sdb (HD de destino)...
4º Ai digitei o comando mágico no console:

sudo dd if=/dev/sda of=/dev/sdb

5º Tive que esperar 4 horas para fazer a clonagem pois o HD era de 160GB...

A clonagem ficou perfeita, com os três sistemas instalados perfeitamente e com Grub funcioando perfeitamente também.... Ficou uma cópia idêntica do outro HD.

OBS: O HD de destino deve ser idêntico ao HD de origem ou maior que o HD de origem. Caso o HD de destino for menor que o HD de origem, vai dar erro. Pois esse comando "dd" faz cópia fiel, bit a bit do HD.

Restaurar o Grub usando o Ubuntu Live CD

Depois de redimensionar as partições do HD , em uma Windows XP, outra Windows Vista e na outra Ubuntu utilizando o Partition Magic, fui reiniciar a máquina e quando menos espero. Grub Error!

Foi então que depois de um busca pela internet encontrei uma sequência de comandos que resolveu o meu problema, e resolvi postá-los para ajudar outros aflitos na mesma situação em que me encontrava.

O primeiro passo, é inserir o CD do Ubuntu na drive e iniciar pelo CD!

Abrir o terminal e escrever:

sudo su -

grub

Agora, temos que saber de onde o Grub faz o boot.

find /boot/grub/stage1

O resultado deste comando deverá ser qualquer coisa do tipo: (hd0,2).

Depois de ter obtido esta informação, já podemos dizer ao Grub qual é a MBR, para isso basta digitar estes dois comandos.

root (hd0,2)

setup (hd0)

Por fim, basta sair do Grub fazendo:

quit

e reiniciar a máquina.

reboot

quinta-feira, junho 05, 2008

Ubuntu Linux Remix , para notebooks de baixo custo

A Ubuntu Linux revelou na terça-feira (03/06) o sistema operacional modificado Ubuntu Linux Remix, que rodará em laptops de baixo custo e ultraportáteis.

A Ubuntu não oferecerá a versão Remix para downloads, como faz com as outras versões do Linux - o sistema será oferecido somente aos fabricantes de ‘netbooks’, segundo o gerente de marketing Gerry Carr, da Canonical, patrocinadora do Ubuntu.

Netbooks são os laptops de baixo custo usados para acesso à internet e execução de tarefas simples, como redação de textos. O Ubuntu Linux Remix é compatível com os novos processadores Atom da Intel, que estão sendo adotados pelos novos Eee PCs.

A Canonical também está trabalhando para que outras aplicações populares de desktop sejam compatíveis com o Remix.

A diferença essencial entre o Remix e o Ubuntu Linux padrão é a inclusão de um recurso que torna mais rápida a inicialização do netbook e sua conexão à internet. “Além disso, há ajustes voltados aos chips Atom e otimização para o drive. É um sistema operacional muito ligado ao dispositivo”, diz Carr.

Carr acredita que o Remix pode impulsionar outras empresas a criarem especificamente para os netbooks. “Se houver sucesso no mercado, acredito que haverá competição”, diz.

Fonte: PCWORLD

Novo Eee PC 901, da Asus, vem com processador Atom da Intel


Baseado em um processador Atom de 1.6 GHz, o Eee PC 901 conta com uma tela de 8.9 polegadas, memória de 1 Gigabyte e cartão de memória, sendo oferecido com sistema operacional Windows XP ou Linux. A versão com Linux conta com drive em estado sólido (SSD) de 20 Gigabytes, enquanto a versão com Windows possui SSD de 12 GB.

Wi-Fi e Bluetooth são funções padrão no Eee PC 901, que também contará com uma versão para WiMax. Com opções de cases em preto e branco, o laptop de 1,14 quilo, que estava em exibição, tem bateria com autonomia de quatro a seis horas, de acordo com a Asustek. O preço não foi divulgado.

Com o lançamento de mais um integrante na linha Eee PC, a taiwanesa Asustek espera dobrar as vendas de laptops de baixo custo em relação ao ano passado, atingindo cerca de 10 milhões de unidades, este ano, disse um executivo da empresa nesta segunda-feira.

Para atingir sua meta, a Asustek deve enfrentar novos concorrentes no mercado, incluindo o ultraportátil G10IL, da Elitegroup Computer Systems, e o Wind, da Micro-Star International, que acessa a internet via redes de telefonia móvel, além de uma promessa da Acer que também sinaliza sua entrada neste segmento.

A crescente demanda por laptops ultraportáteis, especialmente na Europa e na Ásia, deve elevar as vendas globais destas máquinas para um total de 20 milhões a 30 milhões de unidades até 2009, afirmou Jerry Shen, CEO da Asustek, em uma conferência hoje.

Na avaliação do executivo, a maioria dos usuários ainda prefere laptops com telas de 15 polegadas, enquanto o segmento de ultraportáteis conta com telas de 7 a 10 polegadas. Cerca de 50% do mercado global de laptops se baseia em máquinas com telas de 15 polegadas, disse Shen, enquanto máquinas de 17 polegadas representam 20% do mercado.

Fotos: conheça o Eee PC 901

Fonte: IDGNOW

sexta-feira, maio 23, 2008

PowerQuest Drive Image 7


Powerquest Drive Image 7 é um ótimo aplicativo para se criar uma cópia pefeita do seu HD. Com esse programa, você cria uma cópia do seu HD do jeitinho que ele está hoje (com todos os aplicativos instalados, anti-vírus atualizado, windows update em dia, etc), e guarda em um local seguro, que pode ser um cd, dvd ou ate mesmo uma outra partição do seu HD.
Se por algum momento, seu computador desconfigurar, pegar um vírus, trojan, ficar lento ou qualquer coisa que sirva para te deixar irritado, não pense duas vezes, restaure a cópia de segurança que você criou e o PC voltar a rodar perfeitinho, do jeito que estava no dia em que você criou a imagem.
Tamanho: 64 MBFormato: RarIdioma: Inglês
Download

Windows XP BR com SP3 Integrado - Instalação Não Assistida

Ops! Artigo não encontrado!

Use a busca abaixo para buscar nos outros artigos:






Windows XP SP3 | (Fórum Therebels.com.br)

Ops! Artigo não encontrado!

Use a busca abaixo para buscar nos outros artigos:






Windows XP Professional SP3 Super Lite v4

Ops! Artigo não encontrado!

Use a busca abaixo para buscar nos outros artigos:



ObjectDock Plus 1.9 Build 535

Tenha um Menu Iniciar e uma Barra de Tarefas mais animados.
ObjectDock é um aplicativo que permite que você organize seus atalhos e tarefas em execução substituindo a barra de ferramentas e o menu Iniciar do Windows, deixando tudo com um visual mais moderno e com ícones que mudam de tamanho quando você passa o mouse sobre eles.
Tamanho: 12 MB
Idioma: Multi ( não inclui o português)
Sistema: Windows 2000/XP
Hospedagem: Rapidshare
DOWNLOAD

Mozilla terá Firefox 3.1 ainda este ano

A fundação Mozilla anunciou que terá, ainda este ano, uma versão 3.1 do navegador Firefox.
O anúncio acontece antes mesmo do grupo liberar a versão 3.0, que atualmente está em fase de testes.
Quem for ao site da Mozilla, encontrará disponível só a versão Release Candidate do 3.0. A versão final é esperada para junho.
De acordo com a fundação, a idéia de liberar uma versão 3.1 até o final deste ano permitiria aos desenvolvedores da Mozilla aprimorar recursos e códigos que foram imaginados para o 3.0, mas que por questões de prazo ficaram fora do projeto original.
No site da fundação, os usuários já podem baixar a versão RC1 3.0 disponível em 45 idiomas, incluindo o português para brasileiros, nas plataformas Windows, Linux e Mac OS.
Segundo a Mozilla, as principais mudanças da versão 3.0 se concentram em melhorias de segurança, compatibilidade com web sites e, especialmente, estabilidade. Muitos usuários se queixam que o navegador “trava” quando o computador tem dificuldades em gerenciar a memória de vários sites abertos em diferentes abas.

Instalando os plug-ins Flash e Java no Ubuntu Linux


Um dos problemas mais comuns para quem usa Linux, seja na pequena empresa ou em casa, diz respeito a problemas de visualização e execução de aplicativos em Flash e Java no Firefox.
Por conta disso, a realização de tarefas corriqueiras – como o acesso ao internet banking – fica prejudicada. Segundo Cristiano Meira Magalhães, especialista em Linux, resolver o problema não é difícil, mas exige atenção.
Confira as dicas de Magalhães (os passos a seguir têm como base a distribuição mais recente do Ubuntu).
Sistemas de 32 bits
A primeira coisa a fazer é instalar os pacotes flashpluginnonfree e sun-java6-plugin no Ubuntu. Pode-se fazer isso via linha de comando ou no ambiente gráfico.
No primeiro caso, é preciso configurar manualmente os repositórios autorizados que serão acessados pelo sistema operacional. Veja o tutorial completo.

quinta-feira, maio 01, 2008

Ubuntu 8.04 - Tópico Oficial

Ubuntu é um sistema operacional desenvolvido pela comunidade, e é perfeito para laptops, desktops e servidores. Seja para uso em casa, escola ou no trabalho, o Ubuntu contém todas as ferramentas que você necessita, desde processador de texto e leitor de emails a servidores web e ferramentas de programação. O Ubuntu é e sempre será gratuito. Você não paga por nenhum encargo de licença. Você pode baixar, usar e compartilhar com seus amigos e familiares, na escola ou no trabalho, sem pagar nada por isto.Nós lançamos uma nova versão para desktops e servidores a cada seis meses. O que significa que você sempre terá as últimas versões dos maiores e melhores aplicativos de código aberto que o mundo tem a oferecer.O Ubuntu é desenvolvido visando segurança. Você tem atualizações de segurança gratuitas por pelo menos 18 meses para desktops e servidores. Com a versão de Longo Tempo de Suporte (LTS) você tem três anos de suporte para desktops, e cinco anos para servidores. Não é cobrado nenhum valor pela versão LTS, bem como qualquer outra, nós disponibilizamos livremente o melhor que podemos oferecer para todos sob os mesmos termos. Atualizações para novas versões do Ubuntu são e sempre serão gratuitas.Tudo o que você precisa em apenas um CD, que lhe proporciona um ambiente completo e funcional. Programas adicionais são disponibilizados através da Internet. O instalador gráfico lhe permite ter um sistema funcional de forma rápida e fácil. Uma instalação padrão deve levar menos de 30 minutos.Uma vez instalado, seu sistema está imediatamente pronto para o uso. Na versão desktop você tem um conjunto completo de aplicativos para produtividade, internet, imagens, jogos, entre outras ferramentas.Na versão servidor você tem tudo o que precisa para ter seu servidor funcional sem coisas desnecessárias.
Veja mais aqui: http://forum.outerspace.com.br/showthread.php?t=144314

Windows Xp + Linux - Removendo Grub da MBR

Caso você tenha o Xp e o Linux mas gostaria de tirar o linux....
Saiba como proceder....
Beleza, vamos lá:Considerando que você tenha instalado o linux depois (particionado e tudo), usando o GRUB ou LiLo (como gerenciador de boot), basta que você remova a partição do linux e restaure o MBR.Pegue o CD do Windows XP e dê boot por ele. Entre no console de recuperação e siga os seguintes passos:1. digite DISKPART e remova TODAS as partições do linux (root, boot, tmp, etc) que você ou o instalador tenha criado; depois que remover, saia do DISKPART;2. agora digite FIXMBR e confirme a gravação do novo setor de inicialização;3. agora digite FIXBOOT e confirme novamente; isso irá restaurar os arquivos de inicialização do Windows XP, caso algum tenha sido alterado.4. terminado tudo, digite EXIT; o computador será reiniciado (remova o CD assim que reiniciar).OBS.: não há a necessidade de adicionar a letra da partição aos comandos FIXMBR e FIXBOOT (ex.: FIXBOOT C:), pois ambos os comandos serão aplicados na partição de inicialização.OBS.: esses passos são baseados num sistema onde tenha apenas o Windows XP e o linux (esse último tendo sido instalado depois, com o seu gerenciador de boot).

domingo, abril 20, 2008

Substitutos em Linux para seus aplicativos Windows favoritos

Reportagem PCWORLD
Viver no mundo open source não quer dizer ficar sem suas aplicações prediletas. Estes 18 programas farão sua vida Linux mais fácil.

Para muitos usuários, a estréia no mundo Linux é surpreendentemente fácil. Versões mais recentes e extremamente amigáveis do sistema operacional de código livre, como o Fedora e o Ubuntu, repletos de menus e ferramentas automáticas tornaram a migração do ambiente Windows para um sistema Linux um processo relativamente simples.

Mas muitos usuários desistem de permanecer no Linux quando se deparam com a necessidade de realizar alguma tarefa e não encontram a ferramenta adequada para isso. A saída? Voltar para o Windows. Mas isso não precisa continuar a ser desse jeito.

O ambiente open source oferece aplicações equivalentes às que estão disponíveis na plataforma Windows – algumas vezes até melhores do que estas. Algumas destas aplicações têm versões Windows e Mac, o que permite àqueles que optam pelo dual-boot utilizar a mesma aplicação independentemente do sistema operacional que estiver ativo.

Para tornar as coisas mais simples, você encontrará abaixo o link para download desses aplicativos sempre que isso for possível. De qualquer forma, a maioria das aplicações aqui listadas vem pré-instalada nas distribuições mais populares do Linux ou então podem ser obtidas por meio de softwares de instalação online como o YUM do Fedora ou o Synaptic, programa de gerenciamento do Ubuntu.

De qualquer forma, é bom saber que instalar novos softwares por meio do programa de gerenciamento de aplicativos que é utilizado pela distribuição do Linux que se tem é geralmente mais aconselhado do que fazer isso manualmente...Veja a reportagem completa

Fonte: http://pcworld.uol.com.br/dicas/2008/04/18/substitutos-em-linux-para-seus-aplicativos-windows-favoritos/

sábado, abril 12, 2008

Cartucho de tinta preta remanufaturado rendeu mais que original e compatível

Para o teste do UOL Tecnologia sobre cartuchos de impressão na cor preta foi utilizado o modelo HP C9351 (21), que equipa impressoras e multifuncionais de categoria básica da marca.Para a avaliação de cartuchos compatíveis, foi utilizado um modelo da marca Maxprint. Já para avaliar a performance de um cartucho remanufaturado, o eleito foi um da marca ProPrinter.
Tanto Maxprint quanto ProPrinter possuem sistema de controle de qualidade e oferecem garantia de seus produtos, estendida até para a impressora caso algum problema ocorra.O teste levava em consideração a cobertura de 5% da página, ou seja, a tinta utilizada cobria o equivalente a esta porcentagem do papel.
A primeira grande diferença entre os cartuchos foi sentida na quantidade de tinta que vem em cada um. O cartucho preto original HP vem com 6,5 ml de tinta. O compatível Maxprint vem com 16,5 ml, e o remanufaturado ProPrinter, com 14 ml. Tanto o compatível como o remanufaturado vêm com mais do que o dobro do original.
O remanufaturado consegue ser recarregado com mais tinta do que os cartuchos originais porque no processo de recarga é eliminada uma pequena "parede" localizada em seu interior —colocada pelo fabricante do original, ela limita pela metade a quantidade de tinta carregada.Com esse "upgrade", o remanufaturado já consegue imprimir quase três vezes mais que o original, e o compatível, o dobro. Mas, apesar disso, na questão do rendimento de tinta por página, o desempenho do compatível é o pior dos três modelos —gastando, em média, 1 ml de tinta a cada 50 páginas impressas.O cartucho original consome, em média, 0,9 ml a cada 50 páginas, e o remanufaturado, 0,7 ml a cada 50 páginas. O gerente geral do laboratório Sender, Paulo Pernambuco, justifica que o desempenho do remanufaturado se deve ao fato de ele possuir mais tinta do que um original e, além disso, utilizar a mesma qualidade de tinta.
Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/2008/02/25/ult4213u351.jhtm

domingo, março 02, 2008

Perguntas e respostas sobre o Service Pack 3 do Windows XP

A Microsoft abriu para o público na terça-feira (19/02) a mais nova versão do terceiro pacote de atualizações (SP3) do Windows XP. Esta não é a versão final, mas está quase lá.

É a primeira vez desde dezembro de 2007 que qualquer usuário do XP pode testar o SP3. Há grandes chances de o interesse no Windows XP Service Pack 3 Release Candidate 2 ser grande, já que o Vista não foi um enorme sucesso, mas o XP, por outro lado, ganhou mais respeito.

O que é o XP SP3 RC2, afinal? Confira a seguir algumas das principais características do pacote de atualizações. Leia +

sexta-feira, fevereiro 08, 2008

XP to Seven Transformation Pack (Programa transforma XP em Windows 7)

Como o tema nos últimos dias tem sido o próximo sistema operativo da Microsoft, o Windows Seven.
Este pack é apenas para XP, pois para Vista não existem muitos recursos…
O pack contem:
Tema gentilmente cedido por Marlon Medeiros, administrador do Windows Net, StylerToolbar, ViOrb, icons, 2 wallpapers, VistaDesktopOrb, barra de atalhos (RocketDock), e Sidebar.

XP to Seven Transformation Pack by Mastermod Design

Palavras para que? aqui estão algumas imagens:




(clique nas imagens para ampliar)

Download Rapidshare (38MB)

quinta-feira, janeiro 31, 2008

Versão final do Vista SP1 deve ser lançada nas próximas semanas

Nova York - Fontes próximas à Microsoft afirmam que empresa prepara pacote de atualizações do sistema operacional em 15 de fevereiro.
O Vista SP1, primeiro pacote de atualizações do sistema operacional Windows Vista, deve ser lançado nas próximas semanas, revelaram fontes próximas à Microsoft.A empresa havia afirmado que o pacote estava previsto para o primeiro trimestre deste ano, que se encerra em 31 de março. No entanto, um jornal taiwanês noticiou, na quarta-feira (23/01), que a data marcada é 15 de fevereiro.
A Microsoft não quis se pronunciar a respeio da data mencionada pelo jornal, reafirmando que o software está previsto para o primeiro trimestre.
No entando, diversas fontes próximas à empresa afirmam que meados de fevereiro seria um período bem provável para o lançamento do Vista SP1 por algumas razões. Uma delas é que o pacote dará um novo impulso para a adoção do Windows Vista em empresas, que ainda usam o Windows XP e esperam pelo pacote antes de migrarem para o novo sistema. A combinação do Vista SP1 e do Windows Server 2008, que tem data de lançamento marcada para 27 de fevereiro, deve alavancar a migração.
A Microsoft lançou a versão Vista SP1 Release Candidate (RC) em dezembro, mas atualizou o software lançando uma versão pública do pacote no início deste mês.Brian Randell, consultor sênior da MCW Technologies, em Los Angeles, nos Estados Unidos, diz que está usando o SP1 RC e que o sistema está bastante estável. "Não imagino uma razão para que [a versão final] não seja lançada logo."
Fonte:>http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2008/01/24/versao-final-do-vista-sp1-deve-ser-lancada-nas-proximas-semanas/

quarta-feira, janeiro 30, 2008

Telefónica terá iPhone no Brasil

SÃO PAULO - O serviço Engadget diz que a Telefónica deve anunciar em fevereiro o iPhone em toda América Latina.
Segundo o site, Apple e Telefónica tentam fechar um acordo nos próximos dias e torná-lo público durante a feira de Mobile World Congress, que começa dia 11 de fevereiro, em Barcelona.
O acordo daria à Telefónica o direito de vender o telefone da Apple com exclusividade em vários países da América Latina, incluindo o Brasil.
No país, a Telefónica controla a Vivo em parceria com a Portugal Telecom. Os rumores dizem ainda que o iPhone chegaria às lojas do continente já em maio deste ano.
O Engadget diz ainda que a Apple poderá apresentar uma versão atualizada do iPhone que suporte acesso às redes 3G. O telefone com 3G, no entanto, seria vendido só a partir de julho e inicialmente apenas na Europa.
No Brasil, Apple e Telefónica não comentaram as informações. O Engadget é um blog com notícias de tecnologia sediado nos Estados Unidos.
Fonte: >http://info.abril.com.br/aberto/infonews/012008/29012008-10.shl

terça-feira, janeiro 22, 2008

Intel inicia vendas de processador dual core da família Celeron

Modelo E1200, de 1,6 GHz, torna unânime a presença de processadores de núcleos múltiplos nas famílias de processadores da Intel.
A Intel começou a distribuir um processador Celeron dual core, o primeiro chip para desktops de baixo custo que a empresa fabrica com dois núcleos.O modelo Celeron Dual-Core E1200 de 1,6 GHz é baseado na arquitetura de microprocessadores de 65 nanômetros da Intel. Descubra o processador ideal para você.O chip possui 512 KB de cache e utiliza uma interface com 800 MHz para se conectar à memória principal e aos outros componentes da máquina.O lançamento do E1200 releva o quão predominantes os chips dual core se tornaram. A família Celeron é a linha de processadores de baixo custo da Intel, abaixo da família Pentium e das linhas de alto custo Core 2 Duo e Core 2 Quad. Com o lançamento do Celeron E1200, a Intel possui processadores de núcleo múltiplo em todas as suas famílias de produto.Atualmente, a Intel comercializa o processador no mercado por 53 dólares, em pacotes de mil unidades. Os modelos dual core da família Pentium custam entre 64 e 84 dólares.
Fonte: http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2008/01/22/intel-inicia-vendas-de-processador-dual-core-da-familia-celeron/

O Google dos torrents!

Em pouquíssimas semanas de vida, o site YouTorrent, que nasceu no início de janeiro, já mostrou que é o mais eficiente mecanismo de busca de torrents já criado. Se já era fácil achar qualquer arquivo na internet, agora ficou facílimo. E rapidíssimo.
Não é à toa que o YouTorrent está sendo chamado de Google dos torrents, Numa única página, busca e agrega os resultados de 13 engines diferentes, em tempo real, com uma velocidade impressionante, trazendo todas as referências organizadas por data, tamanho, número de seeds e peers, e com indicação do engine original.
Os resultados já começam a surgir imediatamente, em um ou dois segundos, antes de a busca completa terminar. Digitando-se Ubuntu, por exemplo, um download legal, tem-se 500 resultados imediatamente. O primeiro torrent da lista, de três meses atrás, tem 695 MB, quase 146 mil seeds, 32 mil peers e vem do IsoHunt.
Na lista dos torrents mais procurados, estão títulos de filmes, cuja reprodução Hollywood veta e persegue com processos legais. Afinal, é temporada de Oscar e a época do ano em que a turma dos torrents adora provocar a indústria do cinema.
Como ainda é muito novo, o YouTorrent não tem FAQ de verdade, nem ajuda ou qualquer outro recurso desse tipo. Mas promete, em breve, plug-in para Firefox, opções de customização, suporte a Linux/Firefox, buscas booleanas, resultados em cachê de páginas estáticas e por aí afora.
Estão reunidos no YouTorrent todos sangues-azuis desse mundo, do Mininova ao PirateBay, do TorrentReactor ao BitTorrent. Em tempo: o site nada tem a ver com o cliente uTorrent, que aliás ele recomenda para usuários de Windows, e nem com seu dono atual, BitTorrent. Segundo o TechCrunch, o YouTorrent está hospedado na Holanda. Nos Estados Unidos, as chances de sobrevivência de um site desses a longo prazo seriam próximas a zero.
Fonte: http://info.abril.com.br/blog/sandra/20080121_listar.shtml

segunda-feira, janeiro 21, 2008

Second Life às moscas?

Muito já se falou sobre o Second Life (SL), sociedade online da Linden Lab destinada ao público adulto. Mas hoje a segunda vida agoniza e comprova que os mundos virtuais encontraram seu nicho mesmo junto à garotada. - As crianças são um público com maior afinidade com mundo virtual e jogos de simulação. Diferentemente dos adultos, elas conseguem vê-los com a finalidade de entretenimento - avalia o analista de internet José Calazans, do Ibope/NetRatings.Na sua opinião, o Second Life não conseguiu, e dificilmente conseguirá, atingir os seus objetivos de plataforma de negócios e relacionamentos porque o usuário não vê finalidade prática em participar dessa sociedade online. Apesar do número de pessoas que se cadastraram no Second Life chegar a aproximadamente 12 milhões de pessoas no mundo, apenas 7,4% desse total de usuários se conectou a sua vida paralela na internet no último mês. No Brasil, sequer chegou a 50 mil o número de usuários residenciais que acessaram o Second Life em novembro, número mínimo para figurar nas estatísticas do Ibope/NetRatings. Em outubro, os participantes chegaram a 72 mil. Em compensação, o Club Penguin, destinado a crianças, saltou de 179 mil usuários brasileiros em outubro para 219 mil no mês seguinte.
Fonte: ZH Digital - 16 de janeiro de 2008 N° 15481

sábado, janeiro 19, 2008

Anatel divulga lista de pequenos municípios que terão 3G

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou nesta sexta-feira, 18/01, a distribuição dos 2.740 dos municípios brasileiros com menos de 30 mil habitantes que serão atendidos pelos serviços de Terceira Geração.
As operadoras vencedoras da licitação das faixas de freqüência destinadas aos serviços de 3G - Vivo, TIM e Claro, em todo o País, Oi - Na sua área de concessão e em São Paulo (ficou fora da região da Brasil Telecom); Brasil Telecom, CTBC e Telemig Celular, nas suas respectivas áreas de atuação - deverão atender esses municípios em até oito anos após a publicação do Termo de Autorização, previsto para acontecer no mês de fevereiro.
Os prazos para a implantação da 3G variam por área de prestação, explica o comunicado da Anatel. Nas regiões onde mais de 80% dos municípios com menos de 30 mil habitantes possuem Serviço Móvel Pessoal (SMP) - estados de São Paulo e Minas Gerais, além dos municípios de Paranaíba (Mato Grosso do Sul); Buriti Alegre, Cachoeira Dourada, Inaciolândia, Itumbiara, Paranaiguara e São Simão (Goiás); e Londrina e Tamarana (Paraná) - o serviço deve estar disponível entre o terceiro e sexto ano após a assinatura do termo.
Nas regiões onde menos de 80% dos municípios com menos de 30 mil habitantes ainda não tem telefonia móvel, como no Amazonas, o prazo vai entre o quinto e oitavo ano após a assinatura do contrato. O acordo firmado entre a Anatel e as operadoras prevê que 50% das cidades com a população entre 30 mil e 100 mil moradores devem ser atendidas num prazo de até cinco anos.
Em dois anos, todas as capitais dos estados, o Distrito Federal e as cidades com mais de 500 mil habitantes terão cobertura total (por definição,cobertura total corresponde a 80% da área urbana) para serviços de banda larga móvel. Ao fim de quatro anos, todos os municípios com mais de 200 mil habitantes também deverão estar cobertos.
Passados cinco anos, 50% dos municípioscom população entre 30 mil e 100 mil habitantes e 100% daqueles acima desta faixa estarão aptos a utilizar esses serviços. Ao fim do oitavo ano, pelo menos 60% dos municípios com menos de 30 mil habitantes terão a tecnologia disponível. Confira aqui, a lista dos municípios e as operadoras que irão atendê-los.
:: Clique aqui e veja a lista dos municípios e as operadoras que irão atendê-los (DOC - 1.650 KB)
Fonte:http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=11953&sid=17

sexta-feira, janeiro 18, 2008

Os diferentes tipos de conexão à Internet

Se você está lendo esta matéria em nosso site, com certeza absoluta está conectado à Internet. E qual tipo de conexão está usando, você sabe? E, além da conexão que seu computador possui, você conhece outras maneiras de se conectar à web e como funcionam? Sabe quais são as vantagens e desvantagens de cada uma delas?
Pois se você não sabe responder muito bem a essas perguntas, esta reportagem pode lhe ser útil. PC WORLD listou os principais modos de se conectar à grande rede e explica como cada um deles funciona, a tecnologia envolvida, seus pontos fortes e fracos. Confira.
Linha discada: Conexão por linha discada ou dial-up, é um tipo de acesso à Internet no qual uma pessoa usa um modem e uma linha telefônica convencional para acessar a rede mundial de computadores. Este tipo de conexão está caindo em desuso por ser lenta (não passa de 56 kbs, no máximo) e também devido à popularização dos serviços de acesso em banda larga, que oferecem mais velocidade de transferência de dados.
Além da baixa velocidade, a conexão discada não é estável e mantém ocupada a linha telefônica quando se está conecta; ou seja, não é possível falar pelo telefone ao mesmo tempo em que se navega pela web. Dependendo do horário em que o acesso é feito, os gastos com a conta telefônica podem ser altos.
Por outro lado, basta uma linha telefônica disponível e um PC com modem para que a web esteja disponível. É claro que você precisa de um provedor de acesso, que podem cobrar ou não pelo serviço. No caso do acesso pago, são oferecidos diversos tipos de planos, com limites de horas de utilização, volume de dados ou acesso ilimitado. A qualidade e estabilidade dos provedores que oferecem serviço de acesso gratuito pode ser menor do que aquela cobrada.
xDSL: Esse tipo de acesso é fornecido por meio da rede de telefonia convencional mas é diferente do acesso discado. Em primeiro lugar, mesmo que o usuário esteja conectado e navegando pela web, a linha telefônica estará desocupada e pode ser usada livremente para chamadas de voz.
Isso é possível porque um modem xDSL que deve ser instalado converte as informações em um sinal elétrico que trafega em uma freqüência diferente daquela que é utilizada para a voz. Ou seja, um sinal não interfere no outro. É necessário, também, que o PC tenha uma placa de rede Ethernet instalada.
O serviço xDSL também exige a contratação de um provedor de acesso web, já que a concessionária telefônica - por lei - não pode ser o provedor. Cada concessionária, dependendo da infra-estrutura que tiver instalada, pode oferecer diversas velocidades de acesso. No ADSL, por exemplo, a velocidade varia de 256 kbps a 8 mbps; o ADSL2 ou ADSL2+ vai 256 kbps até 24 Mbps; já o VDSL pode chegar a 52 Mbps e o VDSL2 até 100 Mbps. Apesar da popularidade desse tipo de acesso, ele não está disponível em todos os lugares.
O serviço xDSL tem uma característica importante: o compartilhamento da infra-estrutura. Por conta disso, se muito usuários estiverem usando o serviço em determinada região, ao mesmo tempo, a velocidade de acesso será mais baixa do que aquela que foi contratada. Por conta disso, as concessionárias deixam claro no contrato de serviço que garantem apenas 10% da velocidade nominal contratada.
Além disso, a conexão DSL é uma conexão chamada “assimétrica”. Ela oferece velocidade de download maior que a de upload, daí essa assimetria.
Cabo: A conexão via cabo utiliza a mesma infra-estrutura (cabo) do serviço de TV por assinatura, por onde trafegam, ao mesmo tempo, tanto o serviço de televisão quanto os dados de internet. Por isso, a oferta deste tipo de acesso está restrita às regiões onde também existe o serviço de TV paga via cabo.
Tal acesso exige um cable modem e um PC com placa ethernet. Um aparelho chamado splitter separa o sinal de TV dos dados da web, e o cable modem permite o acesso de seu PC à rede mundial. Uma das vantagens desse tipo de serviço é que a conexão com a web está permanentemente ativa; basta ligar o computador e sair navegando.
Diferentemente da conexão dial-up, na qual há um limite máximo de velocidade, a conexão por cabo oferece uma gama de velocidades que pode variar de 128 kbps até 24 Mbps tanto para download como para upload, dependendo do pacote contratado. Além disso, a velocidade não varia: o usuário sempre terá a mesma velocidade de acesso, a qualquer tempo.
Algumas das fornecedoras desse serviço são a NET, com o Vírtua; e a TVA, com o @Jato. Cobra-se um valor fixo e, em geral, é praxe limitar o direito a uma quantidade máxima de transferência mensal de dados, taxando-se o usuário pelo excedente. No entanto há também planos que disponibilizam tráfego ilimitado de informações.
Satélite:Diferentemente dos demais tipos de acesso à internet, o acesso por satélite apresenta disponibilidade superior a 99%. Que optar por ele - ou a quem não resta alternativa - são necessários alguns aparatos de hardware um pouco mais específicos e caros. Você precisa ter uma antena que consiga captar o sinal do satélite e transmiti-lo para o computador (ou computadores) que tenha receptores, que podem ser internos – instalados dentro do PC – ou caixas externas. Trata-se dos modems de satélite. A antena pode tanto ser fornecida pelo provedor de acesso quanto ter que ser adquirida pelo usuário, a depender do caso. Além disso, é preciso também contratar o serviço de acesso a Internet, como UOL e RuralWeb, por exemplo, e os planos de serviço oferecem velocidade entre 512 kbs a 2 Mbps.
Uma das boas vantagens deste tipo de conexão é que o acesso torna-se independente de localização. Ainda que se esteja em zonas afastadas e esquecidas do Brasil, onde não é oferecido acesso à Internet pelos meios mais convencionais, o acesso via satélite funciona, pois a cobertura atinge todo o território nacional. Só que quanto mais remoto for o local da instalação, mais potência a antena a ser utilizada deve ter.
Celular: não é de hoje que se pode acessar a Internet pelo telefone celular. O problema é que este tipo de conexão sempre foi muito lento, com pouca capacidade de transmissão de informações. O que promete mudar esse panorama é a chegada da chamada rede 3G ao Brasil – que oferece banda larga aos telefones móveis.
Velocidade e mobilidade são os dois maiores benefícios da 3G. No caso das redes GSM - usada pelas operadoras TIM, Oi e Vivo, a velocidade de transmissão que hoje é de 50 kbps vai saltar para cerca de 800 kbps. No caso das redes CDMA (Vivo), o trafégo pode ser feito com velocidade de até 2 Mbps, com a tecnologia EV-DO.
Rádio: O acesso à internet por rádio é uma forma de estender uma conexão web que chega em banda larga a um ponto qualquer por meio das tecnologias convencionais a outro onde não existe tal serviço. Esse ponto pode ser uma área restrita, por exemplo, uma empresa, um condomínio, residência e até uma cidade inteira, dependendo da solução que for usada. Estão inclusos nessa modalidade o WiFi e Wi-Max.
Uma de suas características é a possibilidade de compartilhamento do acesso e garantir mobilidade aos usuários. A infra-estrutura básica exige um ponto de entrega de serviço de internet (cabo, xDSL, satélite), um modem compatível como serviço, um Access Point (espécie de rádio) e que cada computador tenha um receptor ou adaptador de rede sem fio para captar o sinal.
Ao compartilhar uma conexão de grande capacidade, os usuários desse tipo de acesso podem ratear as despesas, ao mesmo tempo que garantem uma conexão permantente e baixo custo de instalação e manutenção. Em contrapartida, sobrecargas - por exemplo, muitos usuários fazendo downloads de arquivos pesados como vídeos - podem prejudicar o desempenho do acesso a todos.
Fonte: http://pcworld.uol.com.br/reportagens/2008/01/18/conheca-os-diferentes-tipos-de-conexao-a-internet/

quarta-feira, janeiro 16, 2008

Salve o Windows XP!

Há uma campanha para a Microsoft prolongar a vida do XP.
A campanha vem sendo divulgada pelo site americano InfoWorld. O site criou um relógio que mostra a contagem regressiva para o fim do sistema operacional. Pelo planos da Microsoft, ele deixará de ser vendido a consumidores e fabricantes OEM no dia 30 de junho. O site criou um formulário para que os fãs do XP possam aderir à petição pela sua continuidade. Trata-se, é claro, de uma manobra publicitária do InfoWorld. Ainda assim, vale a pena refletir sobre o assunto.
É certo que o XP não vai morrer instantaneamente. A Microsoft deve continuar dando suporte geral ao sistema até 14 de abril de 2009. O suporte estendido, que consiste basicamente na solução de problemas de segurança, vai até 4 de abril de 2014. Assim, quem já usa o Windows XP não tem muito com que se preocupar. Para quem vai comprar um micro novo, a história é outra. A maioria dos novos aplicativos e componentes de hardware tendem a ser desenvolvidos para o Windows Vista. Da mesma forma que muitos equipamentos e programas criados para o Windows XP têm problemas com o Vista, cedo ou tarde vai começar a acontecer o contrário.
Na INFO, já recebemos mensagens de leitores que compraram um notebook com Windows Vista, instalaram o XP e tiveram problemas de compatibilidade. Ao entrar em contato com o fabricante do notebook para reclamar, a resposta foi que a máquina tinha sido projetada para o Windows Vista. Isso sugere que, para alguns fabricantes de hardware, o XP já começa a ser visto como coisa do passado.
A situação parece ser um pouco diferente para quem produz máquinas de baixo custo, as mais vendidas no Brasil. Os PCs mais simples não têm, em geral, capacidade para rodar o Windows Vista com bom desempenho. Assim, se a Microsoft descontinuar o XP em junho (o que provavelmente vai acontecer), o tiro pode sair pela culatra. Um número maior de modelos básicos poderá sair da fábrica com Linux, em vez de Windows.
Fonte:http://info.abril.com.br/blog/mauricio/20080116_listar.shtml

Sun compra MySQL por US$ 1 bi

A Sun Microsystems pagará um bilhão de dólares para a companhia sueca de software MySQL, cujo banco de dados em código aberto é usado por alguns dos sites mais populares do mundo.A Sun afirmou que o acordo melhorará sua posição no mercado de TI corporativa, parte de um mercado de banco de dados avaliado em 15 bilhões de dólares.O linha de produtos da MySQL ajudará a Sun a dar maior suporte à plataforma de código aberto online LAMP, acrônimo para o sistema operacional Linux, o servidor web Apache, o banco de dados MySQL e as linguagens de programação PHP/Perl.
A força do MySQL nas ofertas de software como serviço - onde aplicações são oferecidas pela internet por um navegador - também são um acréscimo, afirma a Sun.Bancos de dados são cruciais para aplicações online que ofereçam os mais amplos serviços, de e-commerce a redes sociais.
A Sun pagará 800 milhões de dólares em dinheiro e 200 milhões em opções de ações.
A compra da Sun acaba com a especulação de que a MySQL poderia se tornar uma companhia pública ao abrir seu capital para investimentos em um IPO.O MySQL se tornou um competidor formidável para outros sistemas de banco de dados relacionáveis de companhias como Oracle e IBM. O próprio banco de dados é gratuito para ser baixado por usuários, e o MySQL ganha dinheiro oferecendo pacotes de suporte.Com a compra, o CEO do MySQL, Marten Mickos, entrará na equipe executiva da Sun e o MySQL será integrado à divisão de Software, Vendas e Serviços da empresa, com planos de ser otimizado para rodar nos sistemas GNU/Linux, Windows e OpenSolaris.A companhia afirmou que planeja criar uma equipe para integrar o MySQL, que tem cerca de 400 funcionários em 25 países, em suas operações.A Sun disse ainda que ganhará nova distribuição em companhias como Intel, IBM e Dell pela relação que já tem com tais empresas.
Fonte:http://idgnow.uol.com.br/mercado/2008/01/16/sun-compra-mysql-por-us-1-bi/